Residência de Intercâmbio com jovens músicos de Portalegre

CAE Portalegre
12 a 15 Abril 2023

“Such a Night"

Decorreu no sábado passado no grande auditório do CAEP, o concerto "fim de festa" que encerrou a residência de intercâmbio entre a Escola do Rock Paredes de Coura e diversos músicos de Portalegre, com a patrocínio do CAE Portalegre.

Portalegre acabou por mostrar que é terra de música e músicos e contribuiu com quase metade dos elementos para a banda gigante que subiu ao palco. Foram cerca de 40 músicos - a maior parte miudagem entre os 15 e os 20, escudados por professores encartados para cada naipe - guitarras, baixos, teclas, violinos, baterias e saxofones, para além de coro e quatro vocalistas - que estiveram em palco, num projecto de alto grau de dificuldade de execução. É na verdade muita gente em palco para harmonizar, sendo que nem todos são iguais, nem têm o mesmo grau de conhecimento, mas os quatro dias foram suficientes para a coisa ficar , mais ou menos, ok. Até porque o rock acomoda melhor músicos com alma e atitude do que virtuosos introvertidos que tocam para o seu ego.

A parede mestra da experiência é a Escola do Rock Paredes de Coura que ao longo de quase dez anos de existência, vai mantendo esta vocação e objectivo de levar o seu núcleo duro – perto de 20 alunos e cerca de nove professores - por esse país ao encontro de músicos em gestação e construírem, durante alguns dias, parcerias frutíferas que no final são mostradas à população ou melhor, convidam a população para a festa que montam em palco. Sim, porque o concerto final é no palco que se vive uma verdadeira festa que vai arrastando o público e o leva em conjunto a celebrar o rock'n'roll, que há perto de setenta anos anda a abanar mais de meia dúzia de gerações.

Foi uma noite de alta rotação e diversão que o CAEP, com o parceiro certo, proporcionou à cidade e aos seus jovens músicos. É também esta a missão do Centro de Arte e Espectáculos. A sala estava quase cheia de gente de Portalegre e de muitos forasteiros com eventuais ligações familiares à Escola, sendo que este acontecimento os trouxe a conhecer Portalegre e esta vertente turística também é importante.

Por Luís Filipe Marques Meira