SOBRE O PROGRAMA

1. A quem se destina a Escola do Rock (EdR)?

A Escola do Rock destina-se a todos os músicos de idade igual ou superior a 13 anos.

2. A EdR destina-se a músicos com formação em instrumentos específicos?

Não. Serão aceites todos os instrumentos e instrumentistas. Um dos principais objetivos da EdR é juntar diferentes tipos de músicos, com distintas formações e níveis de formação.

3. Em que língua são dadas as formações e workshops?

Todos os conteúdos serão trabalhados, por defeito, em português. Caso haja participação de alunos estrangeiros, falar-se-á, simultaneamente, espanhol e/ou inglês.

4. Em que moldes funcionará a residência?

Os participantes ficarão alojados numa residência de estudantes a, aproximadamente, 700 metros da Caixa da Música de Paredes de Coura - local onde decorrerão todas as atividades. As refeições principais serão feitas na Escola Básica de Paredes de Coura. Salvaguardamos a possibilidade de alteração dos locais, mediante o número de inscrições. Todos os participantes, pais ou encarregados de educação serão, antecipadamente, informados acerca desta questão.

5. Haverá monitores ou auxiliares responsáveis pelos participantes menores de idade, durante a sua estadia na EdR?

Sim. A equipa de formadores e monitores garantirá o total apoio e supervisão de todos os participantes.

6. É possível frequentar a EdR sem estar em regime de residência?

Sim. Caso não pretendam estadia nem refeições, os alunos poderão apenas
participar nas formações e ensaios.

7. Existe seguro de acidentes pessoais para os participantes?

Sim.

8. Os participantes recebem algum certificado de participação?

Sim.

9. Serão recolhidas imagens dos participantes?

Sim. Uma equipa audiovisual estará a registar todos os momentos da EdR para utilizaçãodas imagens para fins de divulgação da escola, em plataformas online e offline. Os participantes que não autorizarem a captação destas imagens deverão informar antecipadamente a organização.

10. Quando é que será feita a receção dos participantes?

A receção é feita no primeiro dia de cada residência, normalmente na Caixa da Música, local onde decorrem as atividades. Todas as informações são enviadas no ato de confirmação da inscrição.

11. Qual o horário das aulas?

Depende do período em que decorrem as residências. Habitualmente, os ensaios decorrem todos os dias, entre as 09h30 e as 18h00, salvo eventuais exceções que possam ocorrer conforme as dinâmicas de trabalho.

SOBRE QUESTÕES TÉCNICAS

1. Quem é a equipa de formadores?

Esta escola é dirigida por Nuno Alves (direção artística), Samuel Coelho (guitarra/violino), José Marrucho (bateria), Sérgio Bastos (piano/teclados), Miguel Ramos (baixo), Maria Mónica (voz), Miguel Azevedo (Guitarra). Podem consultar aqui o perfil dos formadores.

2. Que material técnico devo levar comigo?

Guitarristas/baxistas

Essencial: guitarra eléctrica, amplificador, cabo jack-jack de aproximadamente 6 metros ou semelhante

Conveniente: pedais de efeitos ou pedaleira, tripé/apoio para a guitarra, palhetas,um jogo de cordas suplente, uma tripla para o caso de precisarem de ligar pedais

Bateristas

Essencial: bateria, baquetas

Conveniente: um par de escovas, tapete de cor escura para colocar por baixo da bateria

Teclistas

Conveniente: teclado, amplificador de teclado (se tiverem), tripé

Sopros

Conveniente: estante de música

3. Quem é o responsável pelo alinhamento do espetáculo?

A escolha é feita, maioritariamente, pelos formadores, tendo sempre em conta o fio condutor da escola - a história da música rock, a adaptação aos músicos participantes e aos instrumentos existentes. Os participantes são também convidados a propor músicas e até temas originais.

4. Vou participar como residente. O que devo levar comigo?

O participante deve levar tudo o que precisa para uma semana longe de casa - sem esquecer os básicos: pijama, roupa confortável e quente, escova e pasta de dentes, shampoo, desodorizante, secador de cabelo, roupa interior, calçado confortável. Alguns snacks podem ser uma boa fonte de energia para as pausas dos ensaios!

5. Onde decorrem os ensaios?

Os ensaios e todas as atividades musicais irão decorrer na Caixa da Música.

6. É possível assistir aos ensaios?

Sim. Os ensaios são públicos, salvaguardando situações pontuais de preparação do espectáculo final, que a organização poderá querer deixar em segredo até à data de apresentação.

7. Quando é o espetáculo final?

Habitualmente realiza-se um espetáculo final ou uma pequena apresentação pública no final de cada residência, contudo pode variar consoante as edições da Escola do Rock.

8. Quem pode assistir ao espetáculo final?

O espetáculo final é aberto ao público e gratuito. Por ser a primeira experiência em palco de muitos músicos, é um evento único a que todos podem e devem assistir.

SOBRE AGENDAMENTO DE CONCERTOS

1.  É possível agendar concertos da Escola do Rock?

Caso pretenda agendar um concerto da Escola do Rock, pedimos que contacte a organização da EdR, através do e-mail escoladorock@paredesdecoura.pt.
No e-mail, pedimos que nos adiante o contexto - data, local, evento - do concerto.

O rider técnico está disponível aqui, para que seja possível, de antemão, prever a capacidade técnica de receber a Escola do Rock.

Mais questões? Escreve-nos.