© Rui Ferreira

Escola do Rock

Na Escola do Rock de Paredes de Coura podes passar uma semana intensiva a tocar música como nunca tocaste antes. Nesta escola vais aprender as melhores músicas rock de todos os tempos e partilhar experiências inesquecíveis com jovens músicos de todo o país. A Escola do Rock decorre num formato de residência intensiva, na qual preparamos os nossos alunos para futuros concertos em palcos incríveis e outras atividades.

Como surgiu esta escola?

A Escola do Rock Paredes de Coura nasceu em 2014, na terra do icónico Festival Paredes de Coura, contribuindo para o fomento deste já clássico romance entre a vila e o rock’n’roll. Esta escola é uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes de Coura, com a colaboração da Associação Cultural Rock’n’Cave, na coprodução, e do Space Ensemble, que tem sido responsável pelo programa de formação e disponibiliza uma equipa de músicos e formadores experientes para dinamizar as atividades.

Quais são as nossas atividades?

Não somos uma escola qualquer. Na Escola do Rock tentamos proporcionar uma experiência completa de aprendizagem musical. A cada edição criamos uma nova turma, composta tanto por participantes novos, como por alunos de anos anteriores. Ao longo do nosso “ano letivo”, desenvolvemos as seguintes atividades:

Residências Intensivas

Desde a sua primeira edição, a Escola do Rock decorre em períodos de curta duração, num formato de residência artística intensiva durante uma semana. As atividades variam entre ensaios, formações, sessões de cinema, jam sessions, concertos, demonstrações de instrumentos e workshops. Estas residências intensivas servem para preparar uma setlist para ser apresentada num concerto final ou em tours da Escola do Rock, reunindo alunos e formadores em palco.

Residências de Intercâmbio

As residências de intercâmbio são um momento de partilha de conhecimentos e vivências musicais. Levamos o formato e alguns alunos da Escola do Rock Paredes de Coura a outros municípios. Em cooperação com alunos de escolas de música ou associações locais de diferentes localidades, trabalhamos durante cerca de 3 dias na preparação de um concerto final conjunto. Vê algumas das residências que já fizemos aqui.

Programa de Bandas Residentes

Além do programa de cada residência intensiva, a Escola do Rock Paredes de Coura funciona paralelamente como uma Incubadora de Bandas, através de um Programa de Bandas Residentes. Este programa foi criado em 2018 para colmatar a dificuldade que as bandas sentem para se lançarem no mercado e produzir e editar um single, numa fase inicial de carreira. Conhece melhor este programa e as bandas que já participaram aqui.

Vira Fest

O Vira Fest é um evento onde a Escola do Rock Paredes de Coura vira festival. Criámos este evento para dar uma volta de 360º ao panorama da música com um festival onde alunos de diversas escolas de música ou projetos musicais são cabeças de cartaz e sobem a palcos incríveis. Vê todas as edições do Vira Fest aqui.

Tours nacionais e internacionais

As turmas da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, bem como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza.

Atuámos em:

• Playa América - Nigrán, Galiza
  • Plaza Mayor - Ponteareas, Galiza
  • Auditório da Fortaleza de Goián - Tomiño, Galiza

Como posso trazer a Escola do Rock ao sítio onde vivo?

Estamos sempre à procura de novas parcerias e aventuras. A Escola do Rock está disponível para fazer residências de intercâmbio e dar concertos por todo o país ou até fora de Portugal. Consulta o nosso rider para perceberes quais são as necessidades técnicas e contacta-nos para escoladorock@paredesdecoura.pt.

Ainda tens dúvidas sobre a Escola do Rock? Lê as nossas perguntas e respostas mais frequentes!